Código de conduta x Regulamento interno
- Isabele Manhani
- 25 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Você sabe qual desses documentos a sua empresa precisa?

Aqui no blog tem post explicando mais o que é compliance (clique aqui), porém de forma sucinta convém explicar rapidamente o que é compliance antes de entrarmos no tema desse artigo.
A função compliance representa um conjunto de normas de condutas, procedimentos e ações empreendidas em uma empresa para prevenir eventuais irregularidades que podem levar a um processo por exemplo. Quando digo irregularidades, me refiro a tudo que você consiga pensar que pode ocorrer em uma empresa, como:
- Corrupção;
- Processos trabalhistas;
- Produtividade no ambiente de trabalho e estabelecimento de metas;
- Contratação com terceiros;
- Assédio moral;
- Entre outros.
O que é um código de conduta?
Esse código muitas vezes disciplina questões que, por vezes, não foram objetos de leis. Ele visa ao atendimento de consolidar a imagem da empresa no mercado de trabalho, visto que é onde é informado a conduta esperada da empresa.
Nesse código é informado a missão, visão e os valores da empresa. Isso ajuda muito na etapa de contratação de colaboradores, terceiros, fornecedores e parceiros, visto que nesse momento se analisa os valores em comum. Acaba sendo mais fácil na captação de terceiros e parcerias como mencionado anteriormente.
Assim, quando a empresa é procurada, ela já é procurada pela pessoa que já entende a forma de trabalho da empresa e de seus colaboradores. Isso é MUITO essencial dentro do mercado de trabalho, visto que faz com que pessoas com propósitos e valores parecidos se unam.
O que é um regulamento interno?
Este regulamento tem o intuito de estabelecer as regras internas da empresa. é uma forma de deixar claro essas regras aos colaboradores da empresa. (É um documento apenas para regras internas, diferente do código de conduta, que é tanto interno como externo).
Esses documentos fazem com que as regras internas e externas da empresa fiquem clara para os envolvidos na relação, consequentemente fazendo com que ocorram menos conflitos futuros.
Ampla comunicação é um diferencial nas empresas.
Cabe deixar claro que o compliance em sua empresa deve ser muito mais do que documentos, visto que de nada adianta um papel com regras e procedimentos internos para serem ignorados. Por isso existe o treinamento corporativo (clique aqui para saber mais).
É necessário incorporar a cultura do que está descrito nestes documentos, a fim de tornar real.
Sua empresa possui algum desses documentos?
Este conteúdo te ajudou e te informou de algo que você não sabia? Curta clicando no coração, pois é muito importante para o Blog!
Dra. Isabele Manhani
Redes sociais: @adv.isabelemanhani - basta clicar! :)
Comentários